quinta-feira, setembro 11, 2008

Caminhos de vida

Um ser vivo não habita o planeta por coincidência ou acaso. Mais do que isso, a sucessão de fatos que traz a humanidade ao estágio evolutivo em que se encontra, possui uma particularidade que vai muito além de um aglomerado de células especializadas.
O livre arbítrio faz do ser humano, um ser dotado de capacidades muito exclusivas com grande poder de decisão sobre a vida material neste planeta. Apesar de ser ponto chave da evolução individual humana, infelizmente o livre arbítrio permite que seres quaisquer optem por prejudicarem a evolução coletiva do planeta.
Imerso em ciência e mistificado pelo alter-ego, o ser humano age diariamente em próprio benefício material. Política, extratificação social, mercado econômico, consumismo são regras não aplicáveis na real origem do ser humano que hoje tem seu olhar ofuscado pela ciência.
Assim como alquimistas de outras civilizações deste planeta, o ser humano tornou-se cientista e pelo seu magnífico conhecimento e cegou-se para o aprimoramento individual.
Políticas de massa, manipulação, corrupção dentre tantas outras feridas, são apenas reflexo de que a ciência não abrange a totalidade da vida, deixando assim as doenças morais corroerem valores e estragarem todo um propósito para a existência humana.

Deve observar-se que muito se fala sobre meio ambiente, mas pouco se faz. Importa o capital, o poder e o dinheiro, enquanto o foco deveria ser o que de melhor pode ser feito por cada um e por todos. Casos assim hoje, de caridade e bondade são vistos como anormalidades e excessões à regra, enquanto deveriam ser cotidianos. Você que tem a oportunidade de conhecer, observar, criticar e opinar, aja de acordo com seus sentimentos, criando sempre a melhor situação de convivência com o próximo e consigo mesmo. O meio ambiente grita por socorro enquanto todos ficam entretidos com seu mundo virtual, vai desde tomar um banho até plantar árvores ou não ser conivente com abusos. A gama de atividades que as capacidades do ser humano o permitem executar é infinitamente superior ao montante de capacidades que ele utiliza hoje, já dizia um notório homem em um importante livro da humanidade "Vós sois deuses se quereis" e ele não estava de brincadeira. Basta ver os inúmeros exemplos de que nos deixou sobre as capacidades do ser humano. Faça o bem, e faça para todos!

Assim seja.

4 comentários:

Anônimo disse...

Sobre o meio ambiente, como te falei, outro dia, sou alguém, não somente falo, eu faço, não tudo, mas o que posso, com o que tenho ao meu alcance.

Anônimo disse...

Oi Rick, muito bons os textos....concordo com vc quando diz que o ser humano passou a achar que a ciência é a resposta para tudo, quando na verdade, essa resposta está dentro de nós...por um motivo bem simples.... nós é que carregamos a essência do universo!
10!
Continue escrevendo....
Um bjoooo

Anônimo disse...

É.. pena que o livre arbítrio é condicionado pelo ambiente que vivemos, pela nossa cultura, pelos nossos conceitos...

E o LHC hein?! oO

Anônimo disse...

Fiquei sabendo que um grupo de hackers gregos invadiram o computador do LHC....ficaram a um passo de alterar tudo la...Mas ja retomaram o controle...
Enfim....
Temos q pensar no futuro dos nossos filhos...ja que o nosso ja ta podre....Terrivel..
Te adoro Ricko...E seus textos sao excelentes!!!
Continue assim...Um dia ainda te vejo na coluna de criticas do New York Times
rsrsrs
=***